Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/bvvvr/public_html/system/core/Exceptions.php:185)

Filename: libraries/Session.php

Bombeiros Voluntários de Ródão

CONSTITUIÇÃO

A 10 de Abril de 1949, um grupo de notáveis indivíduos residentes no Concelho de Vila Velha, liderados pelo então Presidente da Câmara Municipal, Dr. João Mendes Paulo iniciaram o projeto dos Estatutos para a criação de uma Associação de cariz humanitário e com o fim de deter e gerir um Corpo de Bombeiros.
Em 29 de Junho de 1949 por convite do Excelentíssimo Presidente da Câmara Municipal, Dr. João Mendes Paulo reuniram-se no salão solene da Câmara Municipal o mesmo grupo de indivíduos, com o fim de apreciar e votar o projeto de Estatutos por ele elaborado que, após a sua leitura, foram aprovados por unanimidade dos presentes.
Em 1949, referiam os Estatutos da Associação no seu Capítulo I:

DENOMINAÇÃO E FINS:

Art.º 1º: “É fundada em Vila Velha de Ródão uma Associação de carácter humanitário e duração ilimitada, denominada Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Velha de Ródão.

Art.º 2º: “ A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Velha de Ródão tem por fim criar e manter um Corpo de Bombeiros voluntários, socorrer feridos e doentes e a proteção, por qualquer outra forma, de vidas humanas e bens. Pode também promover festas e sessões culturais e exercer qualquer outra atividade conducente à melhor preparação intelectual e moral dos seus associados”

Foram, nesta data de 29 de Junho de 1949, eleitos de entre os fundadores, os primeiros Corpos Diretivos desta Associação, dos quais foram Presidentes:

Direção: Manuel Trigueiros Coelho de Aragão

Assembleia Geral: Dr. Luís Laia Nogueira

Presidente Conselho Fiscal: Dr. António Gonçalves

Estava dado o primeiro grande passo para a criação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Velha de Ródão.

Fizeram parte integrante desta reunião e são sócios fundadores desta Associação os Senhores:

João Mendes Paulo; Francisco dos Santos Pinto Cardoso; Manuel Trigueiros Coelho de Aragão; António Ferreira Pinto de Paula; Jaime Miguéns de Oliveira; Francisco Rodrigues Marques; Alfredo Moura; Filipe Pereira Marcelly; Francisco Afonso Baptista; Adriano Ferreira Pinto; Francisco Pires Rodrigues; José Cardeiro Faria; Tito Lívio Cardoso Delgado; João dos Santos Folgado; José António Lourenço; Joaquim Marques dos Santos; Elísio José de Faria; Guilhermino Correia; António Dias Gordo; Francisco António Lopes Figueiredo; José Maria da Rosa; António da Conceição Machado Fidanza; José Paulo de Oliveira e José Cardoso.

Por despacho do Excelentíssimo Governador Civil do Distrito de Castelo Branco, esta Associação viu os seus primeiros Estatutos aprovados e concedida autorização para a sua legal constituição em 08 de Agosto de 1949.

1ª ASSEMBLEIA GERAL:

A 1ª Assembleia Geral decorreu em 07 de Dezembro de 1949 e teve como assuntos a tratar a eleição pelos sócios dos Corpos Gerentes para o ano de 1950 e em 02 de Janeiro de 1950 eram aprovadas as primeiras Contas de Gerência referentes ao ano de 1949 e cujos resultados apresentavam:

Receitas:50.000$00 (cinquenta mil escudos)

Despesas:28.064$00 (vinte e oito mil e sessenta e quatro escudos)

Saldo p/ 1950:21.136$00 (vinte e um mil cento e trinta e seis escudos)

1ª REVISÃO ESTATUTÁRIA:

Em 22 de Fevereiro de 1994 é feita a primeira revisão aos Estatutos da Associação, lavrado em escritura fls.56 e 57 do livro nº 384-B do Cartório Notarial de Vila Velha de Ródão e publicados no Diário da República nº 97 ? III Série de 27/04/1994. Esta revisão estatutária veio permitir que a Associação pudesse adquirir a plenitude de direitos no que respeita ao seu Estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública Administrativa.