Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/bvvvr/public_html/system/core/Exceptions.php:185)

Filename: libraries/Session.php

Bombeiros Voluntários de Ródão

Recrutamento

Faça o download da ficha de Recrutamento aqui

São regalias dos bombeiros:

1. Educação

2. Patrocínio judiciário

Os Bombeiros têm direito a assistência e patrocínio judiciário nos processos judiciais em que sejam demandados ou demandantes por factos ocorridos no âmbito do exercício de funções.

3. Pensão de preço de sangue

O Estado garante às famílias dos bombeiros voluntários que venham a falecer, por acidente ocorrido no exercício da atividade de bombeiro ou por doença contraída ou agravada no seu desempenho, ou por causa dele, uma pensão de preço de sangue, segundo o regime vigente para os trabalhadores da Administração Pública.

4. Aumento de tempo de serviço para efeitos de aposentação

Os bombeiros profissionais e bem assim os bombeiros voluntários dos quadros de comando e ativo, estes - voluntários com pelo menos cinco anos de serviço - e relativamente ao tempo de serviço na situação de atividade no quadro, sendo subscritores da Caixa Geral de Aposentações e dos regimes de segurança social, beneficiam de um aumento de tempo de serviço para efeitos de aposentação de 15%.

Essa percentagem de aumento não dispensa os interessados do pagamento, nos termos legais, das correspondentes contribuições para a Caixa Geral de Aposentações ou para a segurança social.

Salienta-se que a base de incidência para o apuramento dessas contribuições difere consoante se trate de bombeiros voluntários com atividade profissional ou bombeiros voluntários sem atividade profissional.

Compete à Autoridade Nacional de Proteção Civil a certificação das condições da atribuição do aumento de tempo de serviço para efeitos de aposentação.

5. Bonificação de pensões

Os bombeiros voluntários dos quadros de comando e ativo têm direito a uma bonificação de pensão, no valor de 15%, determinado em função do tempo de serviço prestado e quando estejam abrangidos pelos regimes contributivos de segurança social.

6. Seguro Social Voluntário

Quem exerça as funções de bombeiro em regime de voluntariado há pelo menos 12 meses e que, por não desempenhar qualquer atividade profissional, não beneficie de proteção social nem se encontre em situação que determine o direito à proteção no desemprego, não seja pensionista da função pública ou de qualquer regime de segurança social, é enquadrado no regime de seguro social voluntário.

A atividade prestada como bombeiro voluntário, beneficiando do Seguro Social Voluntário, considera-se equiparada a atividade profissional.

7. Assistência médica e medicamentos

Nos casos de acidente ou doença comprovadamente contraída ou agravada em serviço, podem os bombeiros voluntários beneficiar gratuitamente de assistência médica e medicamentosa, através do Fundo de Proteção Social do Bombeiro, gerido pela Liga dos Bombeiros Portugueses, na parte não coberta por outras entidades, em razão da lei ou de contrato.